Doenças Preexistentes no Seguro de Vida – O que são?
[et_pb_section admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]
Será que é possível fazer um Seguro de Vida tendo uma doença?
Essa é uma das dúvidas que algumas pessoas têm, apesar do crescimento da contratação desse produto.
Importante sempre frisar que fazer um Seguro de Vida é uma forma de proteger e amparar as pessoas mais importantes da sua vida.
Vamos abordar os pontos principais que você precisa saber antes de contratar um seguro de vida.
Afinal, o que é Carências e Doença e/ou Lesões preexistente?
Carência: É um prazo determinado de maneira prévia em que, mesmo que o segurado realize o pagamento do valor do seguro nas datas acordadas, ele e seus beneficiários não terão direito à indenização caso ocorra um sinistro passível de ser ressarcido financeiramente. Sendo muito comum em seguros e contratos que estejam atrelados à saúde, como os planos de saúde, acidentes pessoais e até mesmo o plano Odontológico.
Doença e/ou Lesões preexistente: São aquelas que o cliente ou seu representante legal saiba ser portador, sofredor ou em fase de investigação, no momento da contratação ou adesão ao plano de saúde, seguro de vida ou qualquer outro negócio que seja necessário o preenchimento de Declaração de Saúde.
Ou seja, se você, por exemplo, tem ou teve o diagnostico de câncer, no momento de realizar a contratação do seguro de vida é necessário passar essa informação ao corretor e declará-la ter conhecimento.
Nos casos de planos de saúde, por exemplo, e seguro saúde, as carências para o cliente que tenha conhecimento de uma doença preexistente deste serviço ficam estipuladas em até 24 meses para cirurgias, leitos de alta tecnologia (UTI) e procedimento e exames de alta complexidade diretamente relacionados declarada.
Quais são as doenças/patologias e/ou lesões preexistentes?
Vamos listar agora alguns exemplos das principais doenças e lesões preexistentes. Algumas delas estão nas Condições Gerais das apólices:
-
Hérnia;
-
Anemia;
-
Doenças cardíacas;
-
Câncer;
-
Hipertensão;
-
Diabetes;
-
Utilização de próteses, entre outras;
Pessoas com doenças preexistentes podem fazer seguro de vida?
Quando o segurado responde no questionário sobre o Seguro de Vida que tem uma doença preexistente, isso não o impossibilita de ter o risco aceito pela seguradora. As seguradoras têm liberdade para recusar ou aceitar um interessado, mas não será somente por conta da doença preexistente que haverá essa tomada de decisão.
Entre os dados avaliados estão fatores como idade, se tem ou não uma doença preexistente, qual é o tipo de doença, taxa de letalidade da enfermidade, existência de tratamentos terapêuticos, estilo de vida, além das coberturas que estão sendo contratadas
Qual a carência para doenças preexistentes?
Embora não seja uma prática proibida por lei, as seguradoras não costumam inserir cláusulas de carência no contrato de seguro de vida, desde que o segurado preencha a declaração pessoal de saúde (DPS).
Normalmente, e dependendo da enfermidade e coberturas contratadas, as apólices de seguro não pode ultrapassar o limite do período de carência de 24 meses. Durante este período, o segurado e seus beneficiários não terão direito a indenizações que estejam relacionadas à doença preexistente.
Gostou do conteúdo? Entre em contato conosco através dos comentários
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]
Deixe um comentário