Por que fazer um consórcio e não um financiamento?

Por que fazer um consórcio e não um financiamento?

Existem várias razões para você fazer um consórcio. Vamos citar apenas algumas, para que você entenda a vantagem de utilizar essa modalidade de compra.

A política de consórcio não usa juros no cálculo das prestações. Esse já é um motivo excelente, não é mesmo?

Dessa forma, as parcelas acabam sendo bem menores quando comparadas às de um financiamento, resultando, então, em um custo total inferior.

O cálculo para as parcelas do consórcio é feito da seguinte forma: A administradora divide o valor do bem pelo número de meses que vai durar o consórcio e acrescenta a taxa de administração, lembrando que o fundo de reserva é devolvido, integral ou parcialmente, ao final do consórcio.

O prazo varia mediante a natureza do bem e seu preço. Se ele for muito caro, a oferta de um prazo mais longo é um modo de abrir oportunidades para pessoas com diversas condições financeiras.

Você pode também antecipar as parcelas, essa é uma excelente vantagem. Se o consorciado quiser receber sua carta de crédito antes de terminar o prazo, ele pode dar lances. Além, é claro, da maior flexibilidade, pois assim que o consorciado recebe a carta de crédito, ele pode utilizá-la da forma que desejar.

Vamos dar como exemplo que o bem oferecido seja um carro. O contemplado não precisa adquirir o mesmo modelo ofertado, então ele vai poder escolher outra marca, outro modelo, e um automóvel usado ou seminovo. O Banco Central determina que qualquer bem, de uma mesma categoria, pode ser comprado em um consórcio.

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário!

Fonte: https://www.meuportoseguro.com.br/meu-dinheiro/planejar-para-nao-faltar/importancia-planejamento-financeiro-para-sua-vida/

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *