3 dicas para manter a saúde mental no trabalho

3 dicas para manter a saúde mental no trabalho

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), 30% dos trabalhadores de todo o mundo sofrem de transtornos mentais. Em média, são 300 milhões de pessoas com depressão e mais de 260 milhões com problemas de ansiedade.

A pressão do mundo corporativo tem levado as pessoas ao limite. E esse é o x da questão, uma vez que os funcionários só se dão conta desses problemas quando o esgotamento chegou ao limite.

Vale tomar algumas ações para que isso não aconteça. Vamos explanar 3 dicas de como manter a saúde mental dentro do mercado de trabalho, vamos lá:

Relaxe pela manhã
Levar as crianças para a escola, fazer lista de mercado, pegar trânsito, transporte público lotado…Já temos a tendência de acordar estressados com tantas tarefas e situações. Se programe para acordar 30 minutos mais cedo e tome o seu café da manhã de forma calma e tranquila. Esse tempo fará muita diferença no seu dia.

Mulher tomando café da manhã na janela
Acorde mais cedo e tome seu café tranquilamente

Faça pausas durante o dia
O Método Pomodoro foi criado em 1980 por Francesco Cirillo. De acordo com ele, o ser humano só consegue se concentrar 100% em algo por volta de 20 minutos. Após esse período, a mente já começa a dar sinais de distração. Por isso, faça pausas de 5 minutos dentro do seu dia. Tome um café, converse com alguém e organize suas ideias para que sua mente descanse e você volte ao seu posto de trabalho mais calmo e revigorado.

Respeite os seus limites
No sentimento de obrigação em cumprir tarefas e horários e alcançar resultados, os profissionais vão além de suas funções e limites. Esse é o caminho que leva a diversos problemas, como a Síndrome de Burnout, insônia, falta ou excesso de apetite, agressividade, alterações de humor entre outros. Saiba respeitar os seus limites, independente de onde você trabalha.

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário e entre em contato conosco para saber como melhorar a sua saúde.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *