Quando vale a pena pagar a franquia de seguro?
Quando há um sinistro (acidente) que resulte em danos ao veículo, a primeira coisa que pensamos é em acionar o seguro, pagar a franquia e deixar que a seguradora faça o restante.
Mas será que vale a pena pagar a franquia de seguro auto em qualquer situação?
Primeiro, vamos entender o que é franquia.
A franquia de seguro nada mais é do que o valor com que o segurado deve arcar em determinados tipos de sinistro, para que a seguradora faça os reparos necessários. Na prática, essa participação obrigatória funciona como um recurso de segurança para as companhias de seguro, resguardando-as contra o mau uso do serviço.
E quando a franquia deve ser paga?
Esse é um dos pontos que mais geram dúvidas. Vamos explicar abaixo os tipos de franquia e em qual situação ela deve ser paga ou não.
-
Sinistro parcial
Em casos de sinistro parcial, quando os danos no veículo são inferiores a 75% do seu valor, o pagamento da franquia por parte de segurado é obrigatório. Essa situação pode ocorrer como resultado de colisões, causas naturais ou em casos de furto ou roubo em que o veículo é recuperado com avarias.
-
Sinistro integral
Quando o veículo é considerado irrecuperável ou seus danos superam 75% do seu valor. O segurado tem direito ao ressarcimento sem o pagamento da franquia. A mesma condição se aplica a casos de furto ou de roubo em que o veículo não é recuperado.
-
Sinistros envolvendo terceiros
Deixe um comentário