Por que contratar assistência / seguro viagem?
Quando idealizamos uma viagem, não pensamos em todos os imprevistos que podem ocorrer, experimentamos diferentes realidades, procedimentos, climas e altitudes, aos quais nem sempre estamos acostumados. Eventualmente, também podem ocorrer alguns transtornos que exijam cuidados médicos, além disso, todos os viajantes podem ter a bagagem extraviada, perder documentos, enfrentar atrasos de voos e etc.
Só para citar um exemplo, uma simples consulta médica na Europa custa, em média, € 100.00 e nos Estados Unidos, US$ 200.00. Com um Seguro/Assistência para Viagem, você não precisa se preocupar com esses custos, pois, respeitadas as condições do produto, esses custos serão arcados pela Seguradora/Operadora.
É obrigatório?
Em tempos de pandemia, muitos países passaram exigir a contratação de um seguro viagem com a cobertura de assistência médica, e em alguns casos existem até algumas exigências de valores contratados. Por isso, informamos a importância de verificar as exigências com o consulado do país de destino, evitando futuros transtornos.
Exemplos das Principais exigências em alguns países**:
- Europa (países do Tratado de Schengen): cobertura mínima de € 30.000,00 para assistência médica e repatriação médica e funerária.
- Cuba: Cobertura mínima de U$ 10.000,00 para assistência médica
- Venezuela: cobertura mínima de U$ 40.000,00 para assistência médica e repatriação médica e funerária.
- Chile: É necessário ter o comprovante de compra de um seguro viagem válido no Chile, com cobertura para todo o período que estiver no país. O seguro precisa ter cobertura mínima de US$ 30.000, para gastos médicos e hospitalares. A cobertura para Covid-19 deve ser especificada na apólice.
**Importante: Essas exigências são para viagens exclusivamente turísticas. Caso sua viagem seja para estudos ou longa estada no país, certifique-se se existem outras exigências.
- Quais são os países integrantes? Os países integrantes do Tratado de Schengen são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suiça. Os países Liechtensten, Bulgária, Romênia e Chipe permanecem em fase de implementação.
Qual a diferença entre Seguro Viagem e Assistência em Viagem?
É muito importante compreender a diferença entre seguro e assistência em viagem, visto que fará toda a diferença no procedimento do passageiro em caso de emergência durante sua viagem.
- Seguro Viagem: Quando o passageiro está disposto a arcar com os custos em caso de necessidade, e após seu regresso ao país de origem enviará a documentação para análise do reembolso de acordo com as coberturas contratadas em apólice. Exemplo: Cobertura de Extravio de Bagagem
- Assistência em Viagem: em caso de emergência, o passageiro terá à sua disposição uma central de atendimento 24 horas com uma rede de hospitais credenciados para atendimento. Sendo assim, o passageiro deverá entrar em contato com a Central de Assistências para que ela possa indicar os procedimentos, para que não haja necessidade do passageiro efetuar qualquer pagamento, de acordo com as coberturas contratadas em apólice. Exemplo: Assistência Médica
Não viaje sem proteção e fique atento aos requisitos de cada nação, para não correr o risco de ter a sua entrada negada.
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