Qual a diferença entre plano de saúde e seguro saúde?
Neste texto, você irá entender quais são as diferenças entre o plano de saúde e o seguro saúde e como cada um funciona. Acompanhe!
Dentre todos os benefícios que uma empresa pode oferecer aos seus colaboradores, estão o plano de saúde ou o seguro saúde. No momento de contração ou de manter profissionais, esses benefícios fazem total diferença.
Ambos são uma forma da empresa cuidar de seus profissionais e também de se diferenciar no mercado de trabalho. Contudo, muitas pessoas não sabem que eles não se tratam da mesma função.
-
Qual a diferença entre o plano de saúde e o seguro saúde?
Mesmo que ambos sejam direcionados a oferecer facilidade no acesso aos atendimentos médicos, eles possuem diferenças. Acompanhe quais são elas:
-
O seguro saúde tem a opção de permitir que o segurado opte pelos médicos, hospitais e laboratórios que preferir;
-
O plano de saúde oferta serviços, profissionais e estabelecimentos pré-determinados;
-
O atendimento feito pelo seguro saúde deve ser pago pelo segurado, que após pode pedir reembolso;
-
Já no plano de saúde, o valor da mensalidade irá cobrir todos os atendimentos;
-
O seguro saúde pode ser personalizado, já que é feito por módulos de cobertura;
-
O prêmio do seguro saúde se torna mais barato do que a mensalidade de um plano.
-
Como funciona o plano de saúde?
O plano de saúde é um dos mais conhecidos por todos, pois é o mais comum de se ver por aí e é muito utilizado também.
O plano de saúde cobre uma mensalidade para que você tenha acesso a atendimento médico que conta com profissionais, clínicas, laboratórios e muito mais.
Como o plano de saúde é algo “fechado” em uma rede referenciada ou credenciada, o segurado não tem livre arbítrio no momento de buscar atendimento e, muitas vezes, não têm diversas opções profissionais, hospitalares, clínicas ou laboratórios de sua preferência e confiança.
-
Como funciona o seguro saúde?
O seguro saúde não te “prende” como o plano de saúde faz, não te prende a médicos, hospitais e laboratórios pré-definidos. Com o seguro saúde, você tem a liberdade de escolha e o segurado que deverá arcar com os custos para depois ser reembolsado, e esses reembolsos podem ser integrais ou parciais.
Em algumas seguradoras, têm o serviço referenciado e, nesses casos, pode ocorrer de não ser necessário o pagamento direto ao prestador de serviço ou ainda o custo pode ser menor e o reembolso, maior.
Existe também um pagamento mensal no seguro saúde, que se chama “prêmio”. O valor deste prêmio pode variar conforme os imprevistos de futuros custos com tratamentos.
Além disso, o seguro saúde é personalizável, podendo ter uma adição de coberturas que se encaixam no valor mais acessível para a empresa.
-
O que o plano de saúde e o seguro saúde têm em comum?
-
São regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS);
-
Garantem assistência médica e hospitalar;
-
Cobrem desde consultas de rotina a cirurgias e internações;
-
Podem ter carência para utilizar os serviços, sendo um período durante o qual os serviços não podem ser utilizados mesmo com as mensalidades ou prêmio em dia.
Deixe um comentário