Celular clonado: O que fazer para se proteger

Celular clonado: O que fazer para se proteger

A tecnologia veio para nos ajudar em todos os sentidos. Atualmente, é impossível viver sem ela e toda a facilidade que nos traz. Apesar dos diversos benefícios para as pessoas, também acabou se tornando um território propício para golpes e ataques virtuais.A tecnologia veio para nos ajudar em todos os sentidos. Atualmente, é impossível viver sem ela e toda a facilidade que nos traz. Apesar dos diversos benefícios para as pessoas, também acabou se tornando um território propício para golpes e ataques virtuais.

Pessoas mal intencionadas com alto conhecimento tecnológico são capazes de roubar dados e informações importantes, gerando danos imensos para as pessoas.

Um desses crimes é a clonagem de celular. Vamos falar mais sobre esse assunto.

Como eu sei que um celular foi clonado?

Um dos indícios de que o seu celular foi clonado é quando o seu aparelho começa a demonstrar inconsistências, como um valor de fatura mais alto do que o habitual. Isso mostra que o seu plano de dados pode estar sendo usado por terceiros.

Recebeu mensagens de parentes ou amigos pedindo dinheiro? Esse é um dos golpes mais aplicados ultimamente. Os criminosos conseguem acesso à sua agenda de contatos e ao seu aplicativo de mensagens. Tendo esses dados em mãos, eles sabem o nome de seus familiares e até o grau de parentesco entre você e eles, e tiram proveito disso. Geralmente as histórias inventadas são de quebra de carro em um momento que a pessoa está sem dinheiro, parentes pedindo dinheiro entre outras.

É muito importante conscientizar parentes e amigos quanto a esse tipo de golpe. Avise-os que você jamais pedirá dinheiro por telefone, e caso isso venha a acontecer, dará informações concretas de que realmente é você mesmo.

Os chamados cybercriminosos também conseguem acesso a aplicativos de banco e cartões de crédito para realizar compras e transferências. Geralmente, os bancos usam da tecnologia para inibir esse tipo de crime.

Evite enviar dados de cartões por Whatsapp e evite anotar dados em cadernos ou bloquinhos.

Como evitar que seu celular seja clonado?

Existem alguns cuidados que se podem ser tomados para evitar esse tipo de dor de cabeça. Anote aí.

• Não se conecte a redes públicas de wi-fi;

• Não interaja com mensagens ou ligações suspeitas;

• Faça a autenticação em dois fatores.

Se precaver é sempre a melhor solução.

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *