Como é feita a divisão do Seguro de Vida?

Como é feita a divisão do Seguro de Vida?

Antes de abordar o tema de divisão, é importante saber como funciona um Seguro de Vida.

De forma rápida, o Seguro de Vida é uma indenização paga ao segurado ou aos seus beneficiários (as pessoas indicadas pelo segurado). No caso, os seguros cobrem especialmente casos de morte do titular e invalidez, mas existem outros diversos tipos de cobertura, como assistência funerária.

O primeiro passo após a aquisição de um Seguro de Vida é escolher quem serão os beneficiários, ou seja, as pessoas que receberão a indenização, caso o segurado venha a falecer. Qualquer pessoa pode ser um beneficiário, sendo parente ou não.

No momento da escolha dos beneficiários, o segurado informará qual a porcentagem da indenização que cada terá direito. Não necessariamente essa divisão precisa ser em partes iguais, fica à critério do segurado.

Nos casos em que o segurado não indicar nenhum beneficiário para recebimento de indenização, metade da indenização deve ser paga ao cônjuge não separado judicialmente, enquanto a outra metade é paga aos herdeiros legais, respeitada a ordem da vocação hereditária.

Informação importante: o Seguro de Vida não entra como herança, uma vez que a apólice contratada não faz parte do patrimônio de quem faleceu.

A divisão do Seguro é bem simples: basta entrar em contato com a seguradora, entregar os documentos solicitados e a distribuição será feita conforme porcentagem indicada na apólice. Em um momento de fragilidade emocional, os beneficiários têm a garantia de receber o suporte financeiro necessário em pouco tempo, enquanto conseguem resolver outras questões.

Gostou do artigo? Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *