Conta de energia muito alta – O que fazer para economizar?

Conta de energia muito alta – O que fazer para economizar?

Sua conta de luz é sempre um peso para o seu bolso?

Em climas mais frios, como o de agora, a conta vem ainda mais alta, devido ao uso de ar condicionado quente e aquecedores. Para os que usam esses tipos de equipamentos, as contas tendem a subir mais de 50%.

Em tempos de crise hídrica, os valores aumentam muito. Esse é um dos motivos do aumento recente. A Enel anunciou a nova taxa a partir de julho, que passa dos R$ 6,243 por 100 kWh para 9,49 por 100 kWh.

 O que fazer para diminuir o valor da sua conta de luz e economizar no final do mês?

Vamos te dar algumas dicas importantes:

Conserte a fiação defeituosa: Quando um fio está parcial ou totalmente desencapado, por exemplo, ele pode ficar puxando carga de maneira constante, fazendo com que o aparelho em questão consuma muito mais do que deveria. Além disso, um risco de curto-circuito é eminente.

Renove seus eletrodomésticos: Eletrodomésticos com mais de 10 anos de vida tem o seu consumo dobrado em relação a aparelhos mais novos e modernos. Isso pode dar uma grande diferença no final do mês, não é?!

Use a luz natural: Moramos em um país tropical, onde os dias são muito claros em sua maioria. Abuse da luz natural! Abra cortinas e janelas e fique em ambientes mais abertos.

Tire os aparelhos da tomada: Aparelhos em stand by podem consumir de 10 á 20% do seu gasto habitual, quando ligados. Usou? Desligue da tomada!

Passe mais roupas de uma vez só: Ferro de passar e outros equipamentos que necessitam de muito calor para funcionar são os que mais consomem energia elétrica. É interessante saber que o seu maior gasto ocorre exatamente durante o processo de aquecimento. Depois disso, para se manter nessa temperatura, o gasto é menor. Isso significa que o ideal é acumular uma quantidade grande de roupas para passá-las na mesma hora.

Com as atitudes certas, você pode economizar dinheiro e ainda se tornar um cidadão mais consciente e sustentável.

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário e compartilhe!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *