Outubro Rosa: o que é e qual sua importância?

Outubro Rosa: o que é e qual sua importância?

Sempre que se inicia o mês de Outubro, todos começam a falar sobre o Outubro Rosa e a prevenção do câncer de mama, não é mesmo? Mas você sabe o que é essa campanha e a importância que tem por trás dela para as mulheres?

Para esclarecer essas questões, trouxemos todas as dúvidas frequentes sobre esse tema, tome nota!

– O que é a campanha do Outubro Rosa?

A campanha do Outubro Rosa, é realizada em todos os lugares do mundo, e tem o objetivo de alertar a todos, principalmente as mulheres, sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. No mês inteiro de Outubro, diversas instituições falam sobre esse tema para alertar e encorajar as mulheres a realizarem os exames, se tocarem e auto examinarem também.

Incentivar essas ações, são de extrema importância para a prevenção, já que quando se está no estágio inicial, a doença é assintomática, o que faz com que a pessoa não perceba que tem algo de errado ocorrendo com ela.

No Brasil, as campanhas que conscientizam sobre o câncer de mama, ocorrem desde 2002. E a cor rosa foi adotada por todos para dar a cor a essa campanha, pois quando falamos de câncer de mama, sempre vira a cor rosa na nossa mente.

– O que é o câncer de mama?

O câncer de mama é um tumor que ataca o tecido mamário, ele é um dos tumores mais comuns, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Ele pode se desenvolver quando ocorre alguma modificação de trechos das moléculas de DNA, fazendo com que multiplique as células anormais que geram o cisto.

No Brasil, o número de mortes por câncer de mama é muito alto, e isso se dá pelo fato do grande número de diagnósticos tardios, ou seja, o câncer já está em um estado mais avançado.

O câncer de mama é algo que ocorre o ano inteiro, com isso, o Outubro Rosa tem muita importância porque faz com que essas mulheres tirem pelo uma vez no ano, para se cuidarem e darem a devida importância para esse assunto que é muito sério.

Lembrando: o câncer de mama pode atingir a todos que possuem mamas, ou seja, os homens também podem ser afetados com ele, mas isso é algo muito mais comum entre as mulheres.

– Quais os sinais de alerta?

– Nódulos na região mamária, axilas e pescoço;
– Mama avermelhada ou retraída;
– Alterações no bico do peito;
– Líquido anormal saindo das mamas.

– Como você pode se prevenir?

– Pratique atividade física;
– Não fume;
– Evite bebidas alcoólicas;
– Amamentar seu filho (se você tiver);
– Faça exames anuais.

Não deixe de se cuidar, faça os exames e se previna!

Dúvidas de como é possível o seguro te auxiliar em casos como esse? Entre em contato conosco.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *