Seguro financiamento – É obrigatório contratar?
Quem procura crédito para adquirir veículo ou imóvel sempre se depara com o banco ou financeira incluindo seguro de vida (Seguro Prestamista) no financiamento. Isso muitas vezes acontece de forma automática e nem o consumidor percebe a inclusão desse seguro. Já outros consumidores acham que adquirir esse serviço é obrigatório e não pode ser excluído.
Mas é obrigatório contratar um seguro financiamento?
Vamos às respostas!
SEGURO PARA FINANCIAMENTO HABITACIONAL
No caso de financiamento de imóveis a contratação do seguro é obrigatória, uma vez que essa questão está estipulada legalmente no Sistema Financeiro da Habitação. Sendo assim, se você se recusar a contratar esse seguro no momento de financiar o seu imóvel, o banco não aprovará o seu financiamento.
Uma vez que o seguro financiamento for contratado, o segurado estará coberto basicamente de duas formas: morte ou invalidez e danos físicos no imóvel. São situações em que o imóvel poderá ser quitado integralmente ou parcialmente.
Exemplo: se a pessoa se aposentou por motivo de invalidez, automaticamente o seu imóvel será quitado mediante apresentação da carta de concessão do benefício na financeira. Em caso de falecimento, os herdeiros receberão a indenização do seguro, e nesta hipótese também haverá a quitação do imóvel.
SEGURO FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS
Diferente do seguro habitacional, não existe obrigatoriedade em contratar um seguro financiamento para veículos. É uma contratação facultativa.
Apesar de não ser obrigatória, os bancos acabam por oferecer esse serviço. Nele está incluso o seguro de proteção financeiro ou o seguro prestamista.
Com o seguro prestamista, o veículo financiado será quitado em caso de morte ou invalidez.
O seguro de proteção financeira é uma expansão do seguro prestamista, cobrindo tanto casos de demissões, por exemplo, quanto perda de renda do profissional autônomo.
QUAIS SÃO OS MEUS DIREITOS EM RELAÇÃO AO SEGURO VEÍCULO?
É proibido condicionar o fornecimento de produtos e/ou serviços ao fornecimento de outros serviços, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. Isso significa que o banco não pode condicionar a liberação do seu financiamento à aquisição de outros produtos. Essa decisão de contratar o seguro é do comprador.
Caso opte pelo seguro financiamento de veículos, cabe ao comprador escolher a seguradora e informar o banco. Não necessariamente você precisa escolher a seguradora que o banco ofertar.
Em caso de dúvidas, consulte a seguradora e também um advogado especializado em direito bancário.
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e duas dúvidas, será um prazer atendê-lo.
Deixe um comentário