Golpes virtuais: 5 dicas para proteger seus dados

Golpes virtuais: 5 dicas para proteger seus dados

Se por um lado temos em mãos todas as facilidades que a tecnologia pode nos oferecer, em contrapartida nossos dados e informações pessoais circulam facilmente pela internet, como dados de cartão de crédito, endereço, telefones, documentos entre outros.

Os crimes virtuais, fraudes e golpes pela internet acompanharam esse crescimento.

Vamos abordar agora algumas dicas importantes para você estar um mais seguro contra esses riscos:

  • Cuide bem de suas senhas

Não compartilhe nenhuma senha por meio de e-mails, redes sociais, telefone, SMS ou mensagens via Whatsapp. Afinal de contas, por mais que você confie no seu destinatário, sua senha pode acabar sendo acessada por criminosos.

  • Fator duplo de autenticação

Este recurso está disponível nas opções de segurança dos aplicativos como Gmail, Yahoo, Hotmail, Facebook, Instagram, Whatsapp, entre outros. Também conhecido como “verificação em duas etapas”, ele acrescenta uma senha aleatória, além da sua senha pessoal, ao processo de autenticação. Assim, você recebe esta senha aleatória por mensagem via SMS ou e-mail, por exemplo, sempre que for acessar o serviço.

  • Recebeu um link estranho? Não clique!

É comum que esses links passem uma sensação de urgência, justamente para confundir seu julgamento. Para reduzir os riscos de cair em golpes, tenha certeza de que o remetente da mensagem é um contato conhecido seu. Da mesma forma, desconfie se você receber ofertas e promoções muito vantajosas, com descontos muito altos.

  • Fique atento ao que você posta nas redes sociais

É sempre importante lembrar que suas publicações nas redes sociais podem ser vistas por qualquer pessoa. Isto porque mesmo que seu perfil seja privado, basta que um amigo mostre seu post para outra pessoa e pronto: seu conteúdo foi visualizado por alguém fora do seu círculo de amizades. Para evitar problemas, nunca publique dados pessoais, como CPF, e-mail, endereço, ou dados confidenciais como número de cartão de crédito, no Facebook, Instagram, Twitter ou qualquer rede social.

Gostou do conteúdo? Entre em contato conosco através dos comentários.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *