Cibersegurança – Por que as empresas vêm buscando essa ferramenta?

Cibersegurança – Por que as empresas vêm buscando essa ferramenta?

Esse é um assunto que muitas empresas vêm buscando. Virou item indispensável dentro das companhias que visam proteger seus dados de roubos e invasões.

Dados roubados e invadidos podem trazer grandes problemas para as empresas, comprometendo todo o funcionamento e o posicionamento estratégico de negócios.

Mas afinal, o que é Cibersegurança?

Cibersegurança (Cybersecurity) é o termo utilizado para denominar procedimentos, práticas e tecnologias que visam a segurança digital contra ataques cibernéticos e danos aos dados, computadores, programas e redes.

De acordo com o levantamento da empresa de segurança cibernética Fortinet, em 2020 o Brasil sofreu mais de 8,4 bilhões de tentativas e ameaças de ataques cibernéticos. O número impressiona e representa mais de 20% dos casos registrados em toda a América Latina, que somaram 41 bilhões.

As ameaças e ataques cibernéticos aumentaram consideravelmente, principalmente em períodos de pandemia, onde as pessoas passaram a estar mais tempo conectadas na internet. Os hackers se aproveitam das vulnerabilidades de nossos dispositivos eletrônicos e das redes que utilizamos para realizar ataques que podem gerar prejuízos incalculáveis.

Quais as motivações para os ataques cibernéticos?

Vários são os motivos para que hackers invadam e se apossem de dados dos usuários. Os mais comuns são:

  • Extorquir dinheiro por meio de ameaças de divulgação de dados confidenciais, o chamado sequestro de dados;

  • Interromper processos produtivos ou comerciais, paralisando negócios e arranhando a reputação de empresas;

  • Alterar ou destruir alguma informação de processos e de bancos de dados;

  • Roubar dados do perfil, dos hábitos de consumo ou do histórico de saúde de pessoas;

  • Objetivos políticos;

  • Protesto;

  • Gerar caos.

Quais os perigos dos ataques virtuais?

Um ataque cibernético é capaz de impossibilitar a utilização de sistemas internos, paralisando o trabalho de milhares de profissionais; vazar dados e informações confidenciais; paralisar linhas de produção da indústria; interromper o fornecimento de energia em cidades ou expor informações pessoais de clientes e segredos de propriedade intelectual.

Um dos maiores ataques cibernéticos do Brasil aconteceu em janeiro de 2021, quando houve um vazamento estrondoso de dados pessoais de mais de 223 milhões de brasileiros (até mesmo de pessoas mortas). Entre os dados vazados, havia CPF, nome, data de nascimento, endereço, imposto de renda, fotos, entre outros. Com isso em mãos, criminosos virtuais podem abrir contas em bancos e aplicar diversos tipos de golpes.

Busque informações e preserve os seus dados.

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *