Queda de raios: 6 dicas para não queimar equipamentos

Queda de raios: 6 dicas para não queimar equipamentos

Algumas pessoas acreditam que a queima de equipamentos devido a raios é mito.

Pois saiba que esse risco existe de verdade!

Se um raio atingir a rede elétrica nos arredores de onde você mora, pode ser que ele percorra a fiação até sua residência. Caso não haja nenhuma proteção, o surto elétrico pode queimar os aparelhos ligados na tomada.

Para ajudar você a evitar danos desse tipo, separamos algumas dicas de como impedir que a queda de raios queime seus dispositivos. Além disso, veremos quais medidas você pode tomar caso não tenha sido possível prevenir um contratempo nesse sentido. Acompanhe!

  1. Retire os aparelhos da tomada quando houver queda de raios;

  2. Instale dispositivo de proteção contra surtos (DPS) de uso geral;

  3. Utilize DPS de uso individual;

  4. Contrate um seguro com proteção contra danos elétricos;

  5. Realize o aterramento da rede elétrica;

  6. Tenha uma instalação elétrica predial adequada.

O que não protege seus equipamentos contra raios?

Certos dispositivos não protegem os eletroeletrônicos contra raios. Filtros de linha, estabilizadores e no-breaks, por exemplo, têm finalidades distintas, mas nenhum deles oferece proteção contra surto elétrico causado por raio.

O mesmo vale para os para-raios. Eles representam uma proteção contra descargas elétricas para pessoas e construções, mas não são capazes de manter a rede elétrica a salvo.

O que fazer quando um aparelho queima?

Há inúmeros problemas elétricos que podem fazer com que um aparelho queime. Se isso acontecer em virtude de picos de energia de responsabilidade da concessionária, você tem direito ao ressarcimento.

Ou seja, se você teve algum equipamento queimado após uma oscilação de tensão, por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) você pode enviar uma reclamação diretamente à distribuidora de energia. O consumidor tem até 90 dias a partir do dia em que ocorreu a queima para fazer essa solicitação.

Gostou desse post? Desse seu comentário e entre em contato conosco.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *