Telemedicina – Como ela pode ser benéfica à sociedade
[et_pb_section admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Texto”]
Frente ao momento de pandemia que estamos vivendo desde março de 2020, a presença no mundo digital transformou-se em algo essencial para o nosso cotidiano. Trabalho, pagamento de contas, estudo e até o contato com as pessoas, que anteriormente eram situações que precisavam ser presenciais, agora são realizadas através da internet. Pesquisa realizada pelo IBGE mostra que 64,6% da população já está vivendo no ambiente online. A pesquisa anterior feita em 2014 demonstrava 54%.
Á área médica também precisou se adequar ao “novo normal” e passou a oferecer e disponibilizar serviços de saúde à distância, algo indispensável para médicos, clínicas, hospitais e profissionais de saúde. Estamos falando da Telemedicina, serviço de sua importância e que vem conquistando espaço no Brasil e no mundo.
O que é Telemedicina?A Telemedicina é um processo avançado para monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames. Estes exames são avaliados e entregues de forma digital, dando apoio para a medicina tradicional. A telemedicina já é utilizada em todo o mundo de forma segura e legalizada, estando de acordo com a legislação e as normas médicas.
Como a Telemedicina funciona?
Ela atua basicamente em duas áreas: Telelaudos e Teleassistência.
• Telelaudos: emissão de laudos à distância ou telelaudos são apresentados em programas (softwares) de saúde, garantindo assim o recebimento de exames como: eletrocardiogramas, exames de imagem (telerradiologia), eletroencefalogramas e etc.
• Teleassistência: Traz para o digital serviços de rotina clínica, como: triagem, monitoração do paciente, consulta entre médicos, orientação de saúde entre outros. Tudo dentro da plataforma digital através de videoconferência, chat ou áudio.
A Telemedicina no Brasil e no MundoA Telemedicina é uma atividade médica regulamentada mundialmente pelo órgão norte amecicano American Telemedicine Association – ATA e, no Brasil, pelo Conselho Federal de Medicina – CFM.De acordo com estudos realizados nos Estados Unidos apresentados pela RockHealth Report, enquando em 2015 apenas 8% da população fazia uso da saúde digital, em 2016 este número subiu potencialmente, chegando a 22%, já podendo ter duplicado até o momento.
Quais os benefícios da Telemedicina?
• Agilidade no atendimento;
• Redução de tempo de espera;
• Ampliação da agenda clínica do profissional de saúde;
• Atendimento à distância às comunidades que precisam, mas não têm acesso aos médicos;
• Segurança e sigilo dos dados, conforme normas internacionais;
• Maior especialização no diagnóstico de laudos.
Ainda tem dúvidas sobre a telemedicina e como ela funciona no Brasil? É só deixar seu comentário que explicamos tudo!
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]
Deixe um comentário