3 práticas para evitar a Síndrome de Burnout

3 práticas para evitar a Síndrome de Burnout

É provável que alguma vez na vida você tenha escutado esse termo: Síndrome de Burnout. De uns anos para cá, ele vem sendo muito comentado no meio profissional.

Mas afinal, o que é Síndrome de Burnout?

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastantes, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. Desde janeiro de 2022 passou a ser considerada doença ocupacional pelo OMS.

Existe prevenção para essa síndrome?
Sim. Adotando algumas posições e tomando as rédeas da sua saúde mental, é possível evitar essa síndrome. Essas são as nossas dicas:

– Respeite seus limites
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, fazendo com que com os colaboradores sintam-se obrigados a ir além de suas capacidades. Essa prática pode levar o funcionário ao esgotamento, fazendo justamente o efeito contrário.

Negociar prazos e perguntar se é possível delegar a tarefa para mais de uma pessoa podem facilitar o processo. Não queria abraçar o mundo! Seja coerente para entender que uma tarefa que levará 3 dias para ser feita, não pode ser entregue em 3 horas.

– Aprenda a delegar
“Eu resolvo tudo sozinho(a)!”. Isso realmente não funciona. Essa é uma prática que várias pessoas têm na vida pessoal e também na profissional.

Pedir ajuda não é e nunca será um sinal de fraqueza. É parte da empresa oferecer condições necessárias para que você faça a sua parte. Não tenha medo de falar quando necessitar de apoio.

– Faça pausas durante o expediente
Tente encaixar pausas curtas durante o período trabalhado. Uma pausa para um café, um bate papo com um colega ou uma meditação breve pode ajudar a desacelerar, fazendo com que o seu dia seja muito mais produtivo.

Dúvidas? Deixe seu comentário

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *