Quais os tipos de franquia no seguro auto?

Quais os tipos de franquia no seguro auto?

Algumas pessoas se surpreendem em saber que em caso de sinistro (acidente), o segurado precisa reembolsar um valor extra para a seguradora, na hipótese do veículo ter de passar por reparos. Esse valor é conhecidamente chamado de FRANQUIA. A finalidade dessa franquia é para que as pessoas não acionem o seguro sem necessidade.

Para que haja uma adequação melhor de franquia para cada perfil de segurado, vamos explicar os quatro tipos de franquias existentes no seguro auto. Vamos lá!

Franquia básica ou normal
É a franquia padrão, usada na maioria dos seguros. É o meio termo entre franquia majorada e franquia reduzida.

Franquia majorada ou ampliada
É o dobro da franquia básica. Ideal para condutores com mais experiência, bom histórico como motoristas e que costumam ser mais prudentes no trânsito.

Franquia reduzida
É a metade do valor da franquia básica. Indicada para pessoas que estão mais expostas a riscos, como motoristas de estrada, ou para aqueles com histórico de imprudência no trânsito, tendo assim mais chances de ocorrência de sinistros. Nessa modalidade, o seguro pagará pouco em casos de reparo no veículo, porém o valor do desembolso será maior no valor total do seguro.

Franquia isenta
É uma das questões que mais encarecem o seguro, porque nesse caso, não há pagamento de franquia pelo usuário em caso de sinistro. Além disso, são poucas as seguradoras que oferecem essa opção.

Na hora da contratação do seguro do seu veículo, converse com o corretor para que ele possa analisar o seu perfil e oferecer o melhor produto para você.

Gostou do conteúdo? Entre em contato através dos comentários!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *