5 hábitos financeiros que você deve deixar em 2021

5 hábitos financeiros que você deve deixar em 2021

A pandemia da Covid-19 foi um verdadeiro tsunami na vida de todos, especialmente para as pessoas que perderam emprego e renda. Se você ficou enrolado com as finanças, não se martirize, pois foi um ano realmente difícil. Lembre-se que os erros também são formas de aprendizado e agora você tem a oportunidade de descartar práticas ruins e adotar novas ações para ter saúde financeira nos próximos anos. Veja a seguir quais são os hábitos financeiros que você precisa deixar em 2020.

Não fazer planejamento financeiro

Fazer um orçamento para saber quanto você ganha e para onde vai o seu dinheiro são passos fundamentais para conhecer a sua realidade financeira.

Não esquecer de fazer o controle financeiro

Com o orçamento e planejamento fica bem mais fácil fazer o controle financeiro e evitar gastos desnecessários.

Gastar mais do que recebe

Viver um padrão de vida acima da sua realidade financeira é um dos piores hábitos para as suas finanças. Isso porque se você gasta mais do que ganha, poderá faltar dinheiro para pagar as outras despesas e você acabará caindo em um mar de dívidas.

Compras por impulso

A incerteza com o amanhã, todas as preocupações com a crise financeira e a pandemia da Covid-19 podem desencadear sentimentos negativos como a ansiedade e a necessidade de preencher um vazio efêmero. Nesses momentos, fique bem longe do cartão de crédito, débito e os sites das lojas que você gosta.

Não guardar dinheiro

A crise financeira deste ano reforçou a necessidade de ter uma reserva de emergência para lidar com as eventualidades da vida. Para algumas pessoas pode ser difícil, mas o hábito de guardar um pouquinho de dinheiro todos os meses é transformador.

Um controle simples é melhor do que nenhum controle. É possível começar pequeno e ir se empolgando.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *