Alta nos preços de carros seminovos, entenda o porquê

Alta nos preços de carros seminovos, entenda o porquê

Se você está interessado em comprar um carro seminovo e começou a fazer suas pesquisas de preços, provavelmente tomou um susto.

Os preços dos carros seminovos aumentaram consideravelmente.

De acordo com um estudo feito pela Kelley Blue Book Brasil, houve aumento de 13% nesse valor. A variação acumulada foi de 15,01% nos modelos 2011, 13,76% nos modelos 2012, 13,15% nos modelos 2013, 13,37% nos modelos 2014, 13,47% nos modelos 2015, 11,29% nos modelos 2016 e de 12,21% nos modelos 2017.

Mas afinal, por que os preços de seminovos aumentaram tanto?

Um dos fatores para esse aumento foi a alta demanda. Pessoas estão deixando de adquirir carros 0km e buscando a alternativa do usado, prezando ainda pela qualidade e conforto.

Outra situação que impactou fortemente nos preços dos seminovos foram as limitações e restrições por parte das montadoras, devido à pandemia do Covid 19. Isso refletiu no preço de carros seminovos, pois diminuindo a oferta de carros 0km, foi natural que quem estivesse pensando ou precisando comprar, recorresse aos seminovos. Por conta da lei da “oferta e procura”, o preço sobe.

O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que incide sobre a compra de carros também subiu.
Em outubro de 2020, por exemplo, foi de 1,8% a 5,3% sobre o valor de venda. O resultado foi uma alta de 207%, portanto. Isso reflete no preço final que chega para o consumidor.

Agora a questão é: vale a pena comprar?

Depende. Se você não tiver urgência, vale a pena esperar. A tendência para 2022 é que esse aumento desacelere. A quarentena causada pelo novo Coronavírus fez com que várias concessionárias e revendas multimarcas permanecessem fechadas durante meses e, de acordo com estudos feitos por consultorias, essa “pausa” fez o valor do seminovo aumentar momentaneamente. Só que o estoque também aumentou.
Isso significa que os preços dos carros usados e seminovos precisarão diminuir para que esse montante seja desovado.

Esse conteúdo te ajudou? Deixe o seu comentário!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *