Bati o carro, e agora?
Essa é uma situação que pode acontecer com qualquer pessoa, e o principal é a CALMA! Afinal, temos que entender que infelizmente os acidentes de trânsito fazem parte da rotina de muitos motoristas, e nem mesmo os mais cautelosos estão isentos de se envolverem em uma colisão.
E quais passos devo seguir? Vamos lá!
DEVO RETIRAR O VEÍCULO DA VIA?
Se ninguém se feriu e se os carros puderem se movimentar, estacione-os em local seguro e que não abstrua o trânsito. Se não for possível retirar os veículos devido a maiores proporções, é necessário contatar a companhia de trânsito para solicitar um guincho. Agora, se você tem um seguro auto, entre em contato com a seguradora e solicite o guincho diretamente a eles. O contato é muito mais rápido e eficiente.
ACIONE A SUA SEGURADORA
O próximo passo a fazer após a batida e de ter feito todas as sinalizações necessárias, é entrar em contato com a seguradora. Caso a batida tenho terceiros envolvidos, é necessário que se chegue a um consenso de quem foi o culpado e caso isso não seja possível, é preciso acionar um órgão de trânsito ou a Polícia Civil.
Tirar fotos dos danos causados e da posição dos veículos também é muito importante, assim como colher os dados dos condutores. Esse protocolo terá de ser enviado à seguradora no momento da abertura do sinistro.
REGISTRO DO BOLETIM DE OCORRÊNCIA
Não é necessário a abertura de B.O., mas é mais prudente, pois garante as informações de todas as pessoas que estão envolvidas no acidente. Fique atento às regras da sua seguradora, algumas delas exige o Boletim de Ocorrência para pagamento de indenização.
Quando não há vítimas, é possível registrar o B.O. em qualquer unidade da Polícia Militar ou pela internet. Quando há vítimas, é necessário que se acione a PM imediatamente.
PRESTE SOCORRO E NÃO SE AUSENTE EM CASO DE VÍTIMAS
Se a batida for muito séria e envolver vítimas, chame o socorro médico para o atendimento das pessoas. Sinalize rapidamente o local com triângulo e pisca alerta para evitar aglomerações e eventuais novos acidentes. Não movimente as vítimas, somente o profissional socorrista pode fazer isso.
Prestar socorro é obrigatório, e quem se omite, além de ser penalizado de acordo com o CTB (Código Brasileiro de Trânsito), pode ser penalizado também de acordo com o Código de Trânsito e o Código Penal.
PRECISO REALIZAR VISTORIA?
Para realizar a vistoria após a batida do carro, é necessário o número do sinistro que será passado pela seguradora, além de alguns documentos que podem variar de acordo com cada seguradora. O importante nesta etapa é manter a agilidade no envio para tornar o processo mais eficiente.
Se você tem um seguro auto, todas as questões que abordamos serão facilitadas. Além de um suporte de qualidade e assistência 24 horas, o prejuízo é bem menor.
Está pronto para contratar um seguro ideal para as suas necessidades? Entre em contato conosco e faça seu orçamento!
Deixe um comentário