Reaproveitamento de água – Dicas e cuidados

Reaproveitamento de água – Dicas e cuidados

A escassez de água afeta aproximadamente 40% da população mundial e, segundo estimativas das Nações Unidas e do Banco Mundial, secas poderiam colocar 700 milhões de pessoas em risco de deslocamento em 2030.
A preocupação sobre o uso consciente da água está cada vez mais crescente no Brasil. Com os constantes racionamentos do recurso em diversos estados do país, a população vem sofrendo com esvaziamento dos reservatórios hídricos, causando problemas na produção de energia e também na distribuição de água nas grandes cidades.

Vamos compartilhar algumas dicas e cuidados para poupar e fazer reuso da água. Vamos lá!

Água da máquina de lavar
Representando 40% do consumo total de água de uma residência. Essa água pode ser facilmente reaproveitada.
A água de lavagem dura pouco tempo e deve ser utilizada rapidamente, já que, por conter sabão e outros resíduos, ela concentra muitas bactérias e pode perder sua qualidade rapidamente. Por esse motivo, ela deve ser usada somente para a descarga no vaso sanitário.
Já a água da centrifugação é uma fonte praticamente limpa, isenta de sabão ou outros resíduos, e pode ser usada em tarefas como a limpeza da casa, a irrigação de plantas, higienização de louças ou até mesmo em outra rodada de lavagem das roupas.

Água da chuva
Por se tratar de uma água não potável, a água da chuva pode ser aproveitada para lavagem de calçadas, descarga e até para regar as plantas.
Coloque baldes para fora quando começar a chover e os armazene devidamente tampados.

Água da pia
Por se tratar de uma água que contém sujeiras e resíduos de louças, não é recomendado que se reaproveite. Por outro lado, a água utilizada para limpar vegetais e frutas (especialmente sem sabão) pode ser reaproveitada para regar plantas ou fazer faxina.

O que você tem feito para colaborar com o planeta (e com o seu bolso) para poupar água? Deixe o seu comentário!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *