Cibersegurança – Por que as empresas vêm buscando essa ferramenta?
Esse é um assunto que muitas empresas vêm buscando. Virou item indispensável dentro das companhias que visam proteger seus dados de roubos e invasões.
Dados roubados e invadidos podem trazer grandes problemas para as empresas, comprometendo todo o funcionamento e o posicionamento estratégico de negócios.
Mas afinal, o que é Cibersegurança?
Cibersegurança (Cybersecurity) é o termo utilizado para denominar procedimentos, práticas e tecnologias que visam a segurança digital contra ataques cibernéticos e danos aos dados, computadores, programas e redes.
De acordo com o levantamento da empresa de segurança cibernética Fortinet, em 2020 o Brasil sofreu mais de 8,4 bilhões de tentativas e ameaças de ataques cibernéticos. O número impressiona e representa mais de 20% dos casos registrados em toda a América Latina, que somaram 41 bilhões.
As ameaças e ataques cibernéticos aumentaram consideravelmente, principalmente em períodos de pandemia, onde as pessoas passaram a estar mais tempo conectadas na internet. Os hackers se aproveitam das vulnerabilidades de nossos dispositivos eletrônicos e das redes que utilizamos para realizar ataques que podem gerar prejuízos incalculáveis.
Quais as motivações para os ataques cibernéticos?
Vários são os motivos para que hackers invadam e se apossem de dados dos usuários. Os mais comuns são:
-
Extorquir dinheiro por meio de ameaças de divulgação de dados confidenciais, o chamado sequestro de dados;
-
Interromper processos produtivos ou comerciais, paralisando negócios e arranhando a reputação de empresas;
-
Alterar ou destruir alguma informação de processos e de bancos de dados;
-
Roubar dados do perfil, dos hábitos de consumo ou do histórico de saúde de pessoas;
-
Objetivos políticos;
-
Protesto;
-
Gerar caos.
Deixe um comentário