Carência: Quanto tempo é preciso aguardar até poder ser atendido ao contratar um plano de saúde?

Carência: Quanto tempo é preciso aguardar até poder ser atendido ao contratar um plano de saúde?

Para saber a partir de quando você poderá utilizar seu plano após a contratação, é importante verificar no contrato os prazos de carência. Carência é o tempo que você deverá aguardar para poder ser atendido pelo plano de saúde em um determinado procedimento.Para saber a partir de quando você poderá utilizar seu plano após a contratação, é importante verificar no contrato os prazos de carência. Carência é o tempo que você deverá aguardar para poder ser atendido pelo plano de saúde em um determinado procedimento.Pela legislação de planos de saúde, para planos individuais ou familiares novos ou adaptados, contratados a partir de 02 de janeiro de 1999 ou adaptados à lei, a empresa que vende o plano de saúde pode exigir o tempo a ser aguardado após a contratação do plano de saúde.

Segue os prazos:

• Casos de urgência, acidentes pessoais ou complicações no processo gestacional, risco imediato à vida ou lesões irreparáveis – 24 horas;

• Partos a termo, excluídos os partos prematuros – 300 dias;

• Doenças e lesões preexistentes (quando contratou o plano de saúde, a pessoa já sabia possuir) – 24 meses;

• Demais situações – 180 dias.

Atenção: Esses são limites de tempo máximos. Isso quer dizer que a operadora de planos de saúde pode exigir no contrato um tempo de carência menor que o previsto na legislação, nunca um período de tempo maior que esse. Se a operadora que vender o plano de saúde oferecer redução nos prazos de carência, exija esse compromisso por escrito.

Fique sempre atento aos prazos!

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